Enviar a um Amigo


Envia esta pagina a um amigo com um comentario.
Inicio » Catalogo » Discos » CD » SM026-CD » Various Artists - FADO WOMEN Sublime Voices
[SM026-CD]
€10.00

Various Artists - FADO WOMEN Sublime Voices

Various Artists- FADO WOMAN Sublime voices
Artista:
Vários Artistas
Título: FADO WOMEN Sublime Voices 
Formato: CD Jewel Case - booklet 8 páginas 
Línguas: Português / Inglês 
Género: World Music / Fado / Portugal 
Nº de Catálogo: SM026-CD 
EAN: 5606562620394 
Data de edição: 26 de Fevereiro de 2016




<20 CLÁSSICOS DO FADO NA VOZ DAS MAIORES FADISTAS DE SEMPRE
<RESTAURO E MASTERIZAÇÃO EM FULL HD
<NOTAS BIOGRÁFICAS DAS ARTISTAS
<BOOKLET EM PORTUGUÊS E INGLÊS
<ILUSTRAÇÃO ORIGINAL


As vozes sublimes do fado no feminino
Por mistério ou destino desde os primórdios do aparecimento do fado que a voz da mulher sempre teve mais visibilidade do que a voz do homem. A primeira figura a tornar-se conhecida no fado foi precisamente uma mulher - Maria Severa Onofriana (1820-1846) que viveu apenas 26 anos mas cuja imagem personifica o fado ainda atualmente. Este fenómeno talvez se explique pelo facto de a mulher conseguir transportar um sentimento diferente na voz que faz resplandecer a fragilidade feminina, o amor, o desamor, a tristeza ou a alegria que são temas muito vinculados ao fado.


Este trabalho pretende enaltecer o lado feminino do fado e para o efeito selecionamos as cinco maiores vozes fadistas que tiveram um percurso notável no século XX e pelo qual se tornaram ícones incontornáveis da história do fado. Estas artistas tinham uma voz singular com uma capacidade interpretativa extraordinária, foram acompanhadas pela nata dos músicos da época, partilharam mesas, noites, palcos e outras vivências com grandes poetas e compositores que para elas escreviam e compunham. Como resultado deixaram um vasto repertório próprio repleto de sucessos que fazem parte do cancioneiro fadista e alguns dos quais podem ser ouvidos nesta obra.


Senhoras e senhores as vozes sublimes do fado no feminino são: Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Hermínia Silva, Fernanda Maria e Berta Cardoso


Amália Rodrigues estreia-se em 1939 no Retiro da Severa, este foi um início auspicioso que lhe iria valer uma longa carreira que durou toda a sua vida e no decurso da qual recebeu inúmeros prémios e condecorações por todo o mundo. É com Amália que o fado se internacionaliza definitivamente em meados no século XX. A Senhora Dona Amália, como é conhecida no meio fadista foi uma das mais brilhantes cantoras do século XX, comummente aclamada como a Voz de Portugal, deixou centenas de gravações muitas das quais com grande êxito.


Maria Teresa de Noronha é outro caso de singularidade, desde cedo começou a cantar em festas para a família e amigos. Em 1938 iniciou a sua carreira a cantar na Emissora Nacional num programa quinzenal que se manteve até à sua retirada da vida artística em 1962. Foi neste programa de rádio que ganhou popularidade, tornando-se a maior figura do fado aristocrático e o qual preconizou. Maria Teresa de Noronha é muito admirada pela sua forma particular de cantar e é uma das grandes vozes do fado de sempre.


Hermínia Silva iniciou a sua carreira como atriz amadora em 1925 numa sociedade de recreio no seu bairro, onde cantou também os seus primeiros fados ao piano. O seu percurso continuou pelas grandes casas de fado e outros espaços lúdicos onde obteve grande reconhecimento. Hermínia Silva ingressou no elenco de várias revistas e protagonizou filmes de grande sucesso onde os seus dotes fadistas se realçam a par das suas atuações cómicas. É nos palcos dos teatros e nas telas de cinema que surgem muitos dos seus grandes sucessos. Vários foram os prémios e homenagens que recebeu ao longo da sua carreira, foi uma das artistas mais populares do século XX em Portugal e a mais castiça das fadistas.


Fernanda Maria a mais nova das cinco grandes vozes aqui apresentadas - foi criada no Bairro da Mouraria e desde cedo começou a cantar nas grandes casas de fado. Foi nas casas de fado que o seu talento atraiu a atenção do público e de outros agentes, nascendo assim uma das vozes mais representativas e carismáticas do fado castiço. Em 1952, fez uma audição na Emissora Nacional e por lá cantou durante 5 anos. No decurso da sua vida artística gravou dezenas de discos de onde saíram grandes sucessos o que lhe valeu o reconhecimento pelos vários prémios que recebeu.


Berta Cardoso canta pela primeira vez em público no Salão Artístico de Fados, no Parque Mayer onde se estreia também mais tarde como atriz. Desde a sua estreia que teve uma ascensão vertiginosa, saindo do anonimato para primeira figura da canção nacional ao mesmo tempo que conciliava o teatro de revista e o cinema com as atuações de fado. Cantou nas melhores casas de fado e teve um papel fundamental num primeiro período de internacionalização do Fado. A sua voz tinha uma dicção perfeita e bem timbrada, motivo pelo qual ficou conhecida como "A voz de oiro do fado".


Estas cinco grandes cantoras, mulheres e fadistas levaram o fado ao expoente máximo, é a elas que este trabalho presta homenagem e cujo legado se repercute em todas as gerações que se seguiram. Este disco reúne quatro temas de cada uma destas magistrais artistas, cada uma ao seu estilo - enriqueceram irreversivelmente o fado com as suas interpretações sublimes e são por isso consideradas maiores referências pelos seus pares.


 Amália Rodrigues
1. Dura Memória (Luís de Camões / Alain Oulman)
2. Acho Inúteis as Palavras (António Sousa Freitas / José Joaquim Cavalheiro Jr.)
3. Vagamundo (Luís de Macedo / Alain Oulman)
4. Vamos os Dois Para a Farra (Linhares Barbosa / Domingos Camarinha)


Maria Teresa de Noronha
5. Desengano (Mário Piçarra / José Marques)
6. Mouraria (Maria Helena Bota Guerreiro / Jaime Santos)
7. Minha Mágoa (Maria Teresa Albuquerque / Raúl Pinto)
8. Minha Dor (Arlete Paixão Correia / Franklim Godinho)


Hermínia Silva
9. História do Fado (Avelino de Sousa / Alves Coelho)
10. Maldito Fado (Pedro Bandeira - Álvaro Leal / Raúl Ferrão)
11. O Bom Fado (Guilherme Pereira da Rosa / José Marques)
12. Fado do Cavaleiro Tauromáquico (Lourenço Rodrigues / Jaime Mendes)


Fernanda Maria
13. Saudade Vai-te Embora (Júlio de Sousa)
14. Isto é fado (Fernando Farinha / José Marques - José Duarte - Alfredo Duarte - Miguel Ramos)
15. A Razão do Meu Viver (Fernanda Maria / Popular)
16. Podes Voltar (João de Freitas / Joaquim Campos)


Berta Cardoso
17. Vida Vazia (José Francisco Victor / Francisco Carvalhinho)
18. Destino (João Gomes / Martinho D'Assunção)
19. Tia Macheta (Linhares Barbosa / Manuel Soares)
20. Perna de Pau (Raúl Portela / Amadeu do Vale)


 


 

€10.00

Para mais informações, visite a página do artigo.
Adicionado em Friday 20 May, 2016.
Comentarios